9º ano - História


Produção de texto - 4º Bimestre  - Data de entrega - Até  08/11 (sexta-feira)

Gênero: Texto dissertativo argumentativo.

Tema: “ Intervenção Militar no Brasil: problema ou solução?”

 Texto de apoio: Intervenção militar no Brasil (clique)
"Posicione-se contra ou a favor."


       Tema: Intervenção Militar no Brasil: problema ou solução?
       Nome:                                                                            nº           9º ano       

                
      
     
      1 – Atende ao tema proposto


     
      2 – Buscou argumentos em temas da história.



      3 – Posicionou-se de forma consistente e coerente



      4 –  Utilizou fontes variadas de pesquisa para compor seu texto.







+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Habilidades a serem desenvolvidas no 3º Bimestre:
Þ      Relacionar a partilha da África e da Ásia aos princípios da Conferência de Bandung.
Þ      Identificar, em fontes documentais, os acordos de paz após a Segunda Guerra Mundial.
Þ      Identificar, em fontes documentais, características da Guerra Fria e da bipolarização mundial.
Þ      Identificar, em fontes documentais, as especificidades ideológicas da Guerra Fria.
Þ   Identificar, em fontes documentais, as características políticas, econômicas e sociais do Estado Novo.
Þ      Relacionar nacionalismo econômico à política desenvolvimentista no Estado Novo de Vargas.
Þ      Identificar, em fontes documentais, características de um governo populista.
Þ      Identificar, em fontes documentais, características do golpe militar brasileiro.
Þ    Identificar os elementos centrais da ditadura militar brasileira em suas especificidades (política, econômica, social e cultural).
Þ      Reconhecer a importância da propaganda oficial para a manutenção da ditadura militar brasileira.
Þ      Relacionar a ditadura militar brasileira com o contexto da Guerra Fria




Vídeoaula - Guerra Fria.


- Assistir o Vídeo sobre a Guerra Fria na Página da sua turma.  Aqui ao lado!
- Atividade em grupos formados pela professora.
- Produzir notícias sobre os principais acontecimentos da Guerra Fria seguindo o roteiro.

TEMAS:
 => Criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
 => Proclamação da República Popular da China.
 => Execução do casal Julius e Ethel Rosenberg.
 => Criação do Pacto de Varsóvia.
 => Lançamento do Satélite Sputinik.
 => Voo da espaçonave Vostok 1.
 => Pouso da missão Apolo 11.
 => Fim da crise dos mísseis da Cuba.
 => Construção do Muro de Berlim.


ROTEIRO BÁSICO:

;) O que aconteceu?
;) Onde ocorreu?
;) Quem são os envolvidos?
;) Quando ocorreu?
;) Como se desenrolaram os fatos?
;) Por que ocorreu?


Não esqueçam de pesquisar em várias fontes e citar suas fontes de pesquisa.
    
  Rubrica de correção das notícias:

       Guerra Fria em notícias
       Nome:                                                                            nº           9º ano       

                
      
     
      1 – Pesquisou em várias fontes.


     
      2 – O texto da notícia teve como foco principal os aspectos do tema



     3 – Atende aos aspectos do gênero textual proposto.



     4 – Tiveram cuidado com a norma culta da Língua Portuguesa.









Em construção:

Estudo de caso  - Semana de 02 a 06 de setembro

Entrega do trabalho: até o dia 20/09


O petróleo é nosso!
"O petróleo é o sangue da terra;

É a alma da indústria moderna;

É a eficiência do poder militar;

É a soberania; é a dominação.

Tê-lo é ter o sésamo abridor de todas as portas.
Não tê-lo é ser escravo."


(Monteiro Lobato)
Escreva um artigo de opinião com o  tema acima, refletindo sobre a importância do petróleo como fonte de energia e também como base para o fortalecimento das instituições brasileiras.
Como material base leia os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário